terça-feira, 9 de março de 2010

Últimos Lançamentos

Na seção "Lançamentos", faremos breves comentários sobre as últimas novidades na Canal 3. Os sucessos do cinema, os sucessos de crítica, mas também aqueles filmes menos conhecidos que sempre encontram seus admiradores, por qualquer que seja o motivo.

Infelizmente, as distribuidoras não programaram novidades para a primeira semana de Março. Os últimos lançamentos na Canal 3 chegaram na semana anterior, mas muita coisa realmente imperdível:


Para começar, muita ação no eletrizante "Código de Conduta" com os astros Jamie Foxx (vencedor do Oscar por "Ray") e Gerard Butler (de "300" e "P.S. - Eu Te Amo"), numa história de vingança e justiça que prende o espectador graças a um roteiro inteligente e bem amarrado. O diretor do filme é F. Gary Gray, que muita gente pode não conhecer mas fez "Uma Saída de Mestre" e "A Negociação", filmes que agradam a todos justamente pelo fato de Gray saber conduzir uma boa história.


Outro filme que não dá pra perder é "Aconteceu em Woodstock", o novo filme de Ang Lee, que deve ser o cineasta mais eclético em atividade. Já fez comédias chinesas, filme de época inglês ("Razão e Sensibilidade"), dramas americanos (como "Tempestade de Gelo"), filme de artes marciais ("O Tigre e o Dragão"), de super herói ("Hulk"), ganhou o Oscar com o romance homossexual "O Segredo de Brokeback Mountain" e recentemente voltou à China com o forte drama "Desejo e Perigo". No seu mais novo filme, Lee visita um dos períodos mais interessantes da década passada: o final dos anos 60 e a turbulência causada pelo Woodstock, festival de música que levou ao ápice a era hippie e a contracultura. O filme é inspirado numa história real, sobre rapaz que oferece o hotel dos pais para abrigar um show de Rock, sem imaginar que fará parte do maior evento musical e cultural do século. Leve, divertido e com reconstituição de época impecável, do tipo que dá vontade de fazer parte daquele momento histórico.


Quem procura um drama para se emocionar, não pode deixar de ver "A Partida", o filme japonês que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano passado. Traz a história de um homem que, sem dinheiro e com esposa para sustentar, aceita trabalhar como assistente de um agente funerário, tendo que preparar os corpos de pessoas mortas para os rituais de despedida. Pela trama, pode parecer macabro, mas não se enganem: o filme comoveu plateias do mundo todo, ao retratar com sensibilidade os valores e a cultura de um povo que tem enorme respeito pelos que se vão. A grande sacada do filme é fazer o protagonista dar valor a isto aos poucos.



Mas se você procura um bom passatempo, três novidades para todo tipo de gosto:

"Vigaristas" é o mais novo filme sobre golpes, um gênero que muitos clientes adoram pelo prazer de ver personagens inteligentes "passando a perna" nos outros. Bom humor e ação na história de dois irmãos especialistas em fraudes que resolvem dar o golpe final em uma mulher herdeira e enorme fortuna. Com os vencedores do Oscar Adrien Brody ("O Pianista") e Rachel Weisz ("O Jardineiro Fiel"); "O Desinformante" é a nova diversão do diretor Steven Soderbergh, que gosta de alternar entre filmes sérios (os dois "Che") e leves (os 11, 12 e 13 Homens e um Segredo). Como a capa do filme diz, este é "baseado em uma história quase real" com um personagem inteligente que se complica com sua própria esperteza ao gravar conversas que envolvem grandes negócios. O astro Matt Damon foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia por este papel; por fim, temos "Por Uma Vida Melhor", o novo filme do premiado Sam Mendes (de "Beleza Americana") que traz uma trama inusitada ao contar sobre casal que está à espera de seu primeiro filho e faz uma viagem pelos EUA travando contato com familiares e conhecidos que tem visões bem particulares do que é construir uma família.

Nenhum comentário: